Artigo

Cannabis Medicinal

O que são Canabinóides?

Canabinóides são os componentes farmacologicamente ativos mais conhecidos da planta Cannabis e têm se tornando protagonistas de pesquisas médicas nas últimas décadas. Os Canabinoides ativam os receptores canabinoides (sistema endocanabinoide) e permitem a interação dessas substâncias com o metabolismo celular.

O sistema endocanabinoide, atua na regulação e equilíbrio de uma série de processos fisiológicos de diversas espécies animais, inclusive do corpo humano.

Existem vários fitocanabinóides conhecidos, ou seja, os compostos encontrados nas plantas do gênero Cannabis Sativa L, mas o Δ 9 -THC é o canabinói de mais popular de ampla utilização terapêutica; o CBD, o segundo mais abundante na planta, também tem sido utilizado em sua forma isolada ou associado ao THC em várias propostas terapêuticas: Epilepsia Refratária( Síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut)(CDB) com significativa diminuição dos episódios de convulsões, sendo uma das principais indicações deste canabinóide para epilepsias de difícil controle, refratária aos tratamentos tradicionais. Câncer (CDBeTHC) -A indicação da cannabis medicinal está voltada ao tratamento dos sintomas associados ao tratamento de quimioterapia e radioterapia, melhorando o quadro de náuseas e vômitos e também, pela atuação do THC, melhorando a inapetência (falta de apetite) do paciente. Autismo (THC+CDB) –Favorece o controle da ansiedade e agitação, reduzindo a hiperatividade e beneficiando o sono e as relações sociais. Alzheimer e Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso Central(CDB) -Redução da gliose reativa e da resposta neuro inflamatória, diminuindo os impactos de déficits cognitivos. Dor crônica (CDB) -Os efeitos analgésicos do CBD são bem conhecidos pela medicina, favorecendo o controle da dor crônica, incluindo dor neuropática, dores inflamatórias como na artrite reumatoide (AR)que é uma doença auto imune e crônica, que afeta o tecido conjuntivo de articulações e órgãos internos; trazendo benefícios de analgesia e ação anti-inflamatória em casos de fibromialgia.

Espasticidade muscular (THC) -Melhora de quadros de rigidez e movimentos involuntários musculares típicos em pacientes portadores de esclerose e múltipla e lesão medular. Estresse pós-traumático (CDB) -Redução dos sintomas de ansiedade e melhora dos parâmetros de sono. Depressão e Esquizofrenia.(CBD). Reduz sintomas negativos da atuando como antipsicótico. Redução dos sintomas de ansiedade e melhora dos parâmetros de sono. Mal de Parkinson. A cannabis medicinal atua como neuro protetor e reduz a rigidez muscular típica desse mal. Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)-Trata-se de uma doença neuro degenerativa do sistema nervoso que atinge as funções dos músculos, debilitando progressivamente o paciente, a cannabis age nos sintomas como espasticidade muscular, distúrbios do sono, ansiedade, depressão e dores. Glaucoma (THC) -O glaucoma é uma das principais causa de cegueira irreversível atinge no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas acima dos 40 anos, a cannabis atua reduzindo a pressão intraocular, a dor intensa e a vermelhidão nos olhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

Olá visitante