O que são Canabinóides?
Canabinóides são os componentes farmacologicamente ativos mais conhecidos da planta Cannabis e têm se tornando protagonistas de pesquisas médicas nas últimas décadas. Os Canabinoides ativam os receptores canabinoides (sistema endocanabinoide) e permitem a interação dessas substâncias com o metabolismo celular.
O sistema endocanabinoide, atua na regulação e equilíbrio de uma série de processos fisiológicos de diversas espécies animais, inclusive do corpo humano.
Existem vários fitocanabinóides conhecidos, ou seja, os compostos encontrados nas plantas do gênero Cannabis Sativa L, mas o Δ 9 -THC é o canabinói de mais popular de ampla utilização terapêutica; o CBD, o segundo mais abundante na planta, também tem sido utilizado em sua forma isolada ou associado ao THC em várias propostas terapêuticas: Epilepsia Refratária( Síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut)(CDB) com significativa diminuição dos episódios de convulsões, sendo uma das principais indicações deste canabinóide para epilepsias de difícil controle, refratária aos tratamentos tradicionais. Câncer (CDBeTHC) -A indicação da cannabis medicinal está voltada ao tratamento dos sintomas associados ao tratamento de quimioterapia e radioterapia, melhorando o quadro de náuseas e vômitos e também, pela atuação do THC, melhorando a inapetência (falta de apetite) do paciente. Autismo (THC+CDB) –Favorece o controle da ansiedade e agitação, reduzindo a hiperatividade e beneficiando o sono e as relações sociais. Alzheimer e Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso Central(CDB) -Redução da gliose reativa e da resposta neuro inflamatória, diminuindo os impactos de déficits cognitivos. Dor crônica (CDB) -Os efeitos analgésicos do CBD são bem conhecidos pela medicina, favorecendo o controle da dor crônica, incluindo dor neuropática, dores inflamatórias como na artrite reumatoide (AR)que é uma doença auto imune e crônica, que afeta o tecido conjuntivo de articulações e órgãos internos; trazendo benefícios de analgesia e ação anti-inflamatória em casos de fibromialgia.